top of page

SOBRE

O Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros foi criado em 1983 por uma família baiana recém chegada à São Paulo: Mestre Baixinho, seus irmãos Guerreiro e Macete, e seu filho Marrom (hoje Mestre Marrom). Seu principal objetivo é preservar e disseminar as tradições da Capoeira Angola e de outras manifestações afro-brasileiras, tendo na cultura popular um motor capaz de gerar alterações sociais no espaço onde é praticada e vivenciada.

 

A sede do grupo, apelidada carinhosamente de Senzalinha, situa-se na garagem da casa construída pela família de Mestre Baixinho e Marrom nos anos 70, que foi adaptada e decorada de forma a criar um ambiente propício e estimulante para a prática da capoeira e de outras manifestações culturais. Localizada no município de Taboão da Serra, região periférica da Grande São Paulo onde a infraestrutura habitacional é baixa e muitas famílias vivem à margem da inclusão social, a Senzalinha destaca-se como um polo cultural, atraindo interessados das mais diversas faixas etárias.

 

O Grupo oferece diversas atividades que visam resgatar e disseminar a herança cultural afro-brasileira de seus frequentadores. São oferecidas aulas regulares onde se trabalham os diferentes aspectos da Capoeira Angola, bem como  as bases do Samba de Roda, Maculelê e Puxada de Rede. Periodicamente são promovidos eventos maiores e oficinas, onde renomados mestres de capoeira e de cultura popular são convidados à Senzalinha para enriquecer a bagagem cultural dos alunos. A tradicional roda da Senzalinha ocorre, às sextas feiras, quando os alunos se juntam a visitantes de outros grupos para o ritual da capoeira.

 

Em 2002 o Grupo Irmãos Guerreiros ganhou alcance internacional com a ida do Mestre Pernalonga para a Europa, e hoje conta com núcleos em Portugal, Alemanha, Áustria, Polônia e Eslováquia. 

capoeira angola irmãos guerreiros

A Senzalinha antigamente. Clique para ver outras fotos antigas. 

capoeira angola irmãos guerreiros

A Senzalinha nos dias de hoje.

bottom of page